Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

As palavras por vezes...

Às vezes deslizo palavras pela folha. Outras tiro da ponta da lingua, por baixo, junto às bochechas, algumas renitentes que se agarram às campainhas e me fazem comichão e tossicar como se tivesse penas na garganta. Muitas arranco do coração, cravejam-me, preferível a dor rápida de as tirar do que o macerar-me contínuo e lento a beber-me o sangue. Umas tantas não sei de onde vêm... se das saudades, se das saudades do que não me lembro ou se das saudades do que devo ter vivido como outrém e agora me atormentam. Vilmente. Cobardemente. Eu devería recordar-me para saber o que enfrentar mas não! aparecem, tomam conta de mim, das minhas mãos, da minha folha, da minha tranquilidade. Enxoto-as para junto das outras palavras mas estas não se domesticam entre linhas, querem espaço só seu, atenção especial, exigem luzes de prima donna... Às vezes escrevo coisas de mim que não sabía até as escrever, escrevo coisas de mim que nunca pensei sentir e doer e fazem-me rir e dançar e voar. Voar! Voar!!!
Às vezes deslizo palavras pelos pingos das lágrimas. Molham-me a folha, mancham-me as palavras e no entanto, está lá tudo, as palavras, o sentir, a saudade, o amor, os abraços, o regresso! Ai, como é bom sentir a dor do regresso!
Às vezes peço às palavras para me enganarem.

31 comentários:

SONY disse...

Gostei muito deste teu texto!

As palavras por vezes saem sem explicação!
Nem porque saem!
Nem de onde saem!
Saem e pronto!!!
E isso é que interessa!
A ti saem-te sempre palavras "boas e bonitas" que eu gosto de as ler!

já a mim...por vezes apetece-me que saia um grande palavrão!!!lol

Mas não sai...é feio :-)

Palavras!Palavras!
O segredo das palavras!

Um jito Sony,
com vontade de escrever palavrões :-)

santiago disse...

palavras...

as melhores
estão nos sonhos

as piores
no acordar.

Patti disse...

E quando as palavras são gémeas e vêem agarradas umas às outras e não se querem separar no papel?

Patti disse...

Brilhante, mais uma vez Gasolina!

O QUATORZE disse...

Boa tarde
As saudades por vezes alimentam os maus momentos por que estamos a passar, dando tristezas ou alegrias.
Amizade
Luis

Mateso disse...

Palavras são, apenas e somente, os elos do pensamento sentido!.
Palavras, palavras, eis o que somos e ,como somos.
Como gostei.
Bj.

marisa disse...

Tu e as palavras...essa relação tão especial! Ainda bem, para nosso contentamento.
Um beijo grande, rainha das palavras

marisa

pin gente disse...

não sei as palavras conseguem enganar-nos, sei que nos conseguimos enganar com as nossas palavras. e tantas vezes com as dos outros.

um beijo para ti, árvores de palavras
luísa

f@ disse...

Faltam sempre palavras aos sentidos... + as palavras do silêncio + as que ainda virão... as palavras que tu dizes desta forma única...
beijinhos das nuvens

Teresa Durães disse...

impedir o racional ao escrever surpreendo-nos

margarida já muito desfolhada disse...

as palavras, dizem, são como as cerejas.
gosto, gosto muito de cerejas.
gosto, também muito, das tuas palavras.

Mariazita disse...

Há um ditado antigo que diz:
"Palavra fora da boca é pedra fora da mão".
Na verdade, a palavra tem muita força, falada ou escrita, e tu usa-las com perfeição.
Gostei muito da tua divagação sobre a palavra.
Beijinhos
Mariazita

CNS disse...

É tudo isso...E mais ainda as palavras que ficam gravadas no nosso olhar.

Um beijo grande

Gasolina disse...

Sony,

Então pensas tu que eu não digo palavrões?!
Ahahaha!
Como toda a gente os diz!
Os vernáculos, os vicentinos, os malandros e vermelhos!

Mas pior do que estes são as palavras de lâmina, as finas e afiadas que cirurgicamente atingem-nos a carótida e deixam-nos sem ar no cérebro.
Essas sim são palavras más.

Mas tudo tem um tempo para se dizer.

Um beijo Formiga e não desistas!

Gasolina disse...

Santiago,

Há boas palavras no acordar e palavras de adeus nos sonhos. As melhores... são as que se conseguem dizer porque se sentem.

Um beijo grande

Gasolina disse...

Patti
(2em1)

Sei bem do que falas... até das que gémeas parecem não pertencer à mesma familia e afinal acompanham-se até ao ponto final.

Muito obrigado pelas tuas. Pelas que me tens oferecido nos bons e nos maus momentos.

Gasolina disse...

Luís XIV

As saudades nem sempre são más. Até conseguem dar palavras bem bonitas.
O Outono é o tempo delas, aliás deve ser o fruto mais profícuo da estação.

Fica bem Luís

Gasolina disse...

Mateso,

Assino.
Acho que devo ter mais palavras do que sangue, fluido e todas as outras coisas que andam cá por dentro. Sei que as palavras me ocupam. Por dentro. E até do que não se vê.

Um beijo imenso

Gasolina disse...

Marisa,

Rainha, não. Aprendiza. E muito crua, com muito para aprender.
E o contentamento é meu, de te ter aqui e a outros que me merecem imenso respeito.

Obrigado por me teres ajudado, lembro-me sempre porque aqui continuo.

Um beijo levado até ti de mim.

Gasolina disse...

Pin,

Tens toda a razão Luísa, toda.
As palavras têm um poder incontornável, para o bem e para o mal.

Muito Obrigado pelo teu carinho grande.

Beijo em ti

Gasolina disse...

F@

Sempre doce Menina das Nuvens.
E como concordo contigo! Como é dificil achar as palavras certas para dizer sentir. por vezes resta o silêncio como o mais eloquente.

Um abraço, um beijo para as tuas Nuvens

Gasolina disse...

Teresa,

Muitissimo.
Mas será que o racional fica do lado de fora da porta? Que deixamos que a barbárie dos sentires nos agarre a pena e desfie de nós como a despir-nos e depois chame o racional e o faça corrector ortográfico?

Gasolina disse...

Margarida,

Somos duas.
Eu perco-me por cerejas. E por palavras. Será porque as trinco como as cerejas? E depois ainda trinco com o caroço, a rolar entre bochechas?

Sei que gosto e muito. E é qb.

Muito obrigado pelas tuas aqui na Árvore.

Gasolina disse...

Mariazita,

Não conhecía esse ditado e achei simplesmente delicioso. Obrigado por mo ensinares.

E por estares aqui, e pela tua tranquilidade.

Um beijo

Gasolina disse...

CNS,

És sempre de uma generosidade tamanha em dizeres o que me faltou dizer.

Muito obrigado, sempre.
Fico sempre feliz em te ter reencontrado.

Um beijo

Vicktor Reis disse...

Querida Gasolina
É curioso... eu caminho nas tuas palavras como faço no meu sonho recorrente - voar pairar com leveza passar mares e montanhas... quanto eu gosto de caminhar as tuas palavras sem as pisar, antes deslizar sobre elas e inalar todo o seu aroma de flores silvestres.
Beijinho.

BF disse...

Minha querida amiga
Tu jogas tão bem as palavras para fora de ti que, eu, ainda não percebi porque te ficas apenas por aqui...
está na hora de voares nas palavras mais e mais longe.

Um beijo muito sentido
BF

ASPÁSIA disse...

OLÁ GAS!

voar. Voar! Voar!!!

GOSTEI MESMO DESTA SEQUÊNCIA DE PONTUAÇÃO, MUITO ENFÁTICA DE UM VÔO CADA VEZ MAIS ALTO!
VÔO ESPIRITUAL, A MOTOR DE PALAVRAS ESPERADAS UMAS, INESPERADAS, DESESPERADAS? OUTRAS...
A (TUA)PALAVRA ESCRITA CAI DE PÁRAQUEDAS NO PAPEL, ENQUANTO O PENSAMENTO VOA!

E ASSIM, ALIMENTANDO GERAÇÕES DE FOLHAS DE PALAVRAS, VAI A ÁRVORE FICANDO MAIS FRONDOSA, MAIS AMIGA!

BEIJOCA NA FRONTE/FRONDE !

Gasolina disse...

Victor,

Sonho muito que voo, recorrentemente, acompanha-me este sonho desde a infância.

Obrigado por deslizares nas minhas palavras e por seres uma folha tão bonita e verde da minha Árvore.

Cheiro de flores silvestres...hum, gostei!

Um beijo enorme meu Querido Victor.

Gasolina disse...

Papoila,

Eu não "me fico" apenas por aqui... essa é uma das razões porque o tempo escasseia para com mais assiduidade aqui escrever e visitar quem gosto de ler.

Muito obrigado pelo teu carinho e pela tua estima.

Um beijo Papoila dos Girassóis

Gasolina disse...

ASPÁSIA,

NEM SABES COMO TEM VEZES QUE AS PALAVRAS ME DOEM E QUEIMAM A FERRO E FOGO... A VERDADE, ´Q EU ACHO QUE CADA VEZ MAIS SÃO ELAS QUE ME DOMINAM AO INVÉS DE SER EU A DOMÁ-LAS.

É BOM SABER-TE PARTE GRANDE DESTA ÁRVORE, DE UMA FLOR QUE QUIS SER ÁRVORE.

UM ABRAÇO APERTADO COM A FORÇA DA ÁRVORE. E UM BEIJO DE TANTO RESPEITO POR TI, JARDINEIRA.