Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Zeca



Entrou e viu um espaço vazio. ENORME. Não parecía quando ele lá estava. Sempre tão pequenino nos seus passos, no seu ocupar, quase imperceptível. Enchía. Sem se fazer notar, sem ruído demasiado.

Em dias de sol cantava até insuflar o corpo, estufava o peito, afiava os olhos negros e parecía que a qualquer momento a explosão se daría no tom melodioso. Mas no final acabava a silenciar os demais barulhos cacofónicos de vozes que não sabíam falar de outra maneira que não na sacudidela do gesto das mãos a acompanhar décibeis desencontrados que ajudavam a demonstrar dificil o que de mais simples se tentava.

Entrou e já não o encontrou. Nem a cor. Só a memória de se rir de si mesma ao tentar imitá-lo, um desconchavo quando ele lhe retorquía e ela vía o quanto ele se impunha na gigantesca pequenez do seu corpo.

Entrou e ele ausente enterrou-a em agonias de fechar os olhos com força para o guardar na memória.

(Ao Zeca, o canário coral que me enfeitiçou até ontem. Voa alto.)

16 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Está bem porreiro este novo look. Bela moldura para boa prosa.

Beijinhos.

Francisco Medina disse...

Muito bom vou começar a passar aqui semmpre que poder !!

papagueno disse...

Isto tem andado complicado por isso tenho andado ausente.
Quanto ao Zeca, sinto muito. Esperemos que esteja a voar e a cantar num sítio melhor que este.
Beijos

pin gente disse...

partiste com o teu lado coral
deixando o meu mar mais vazio
mais cheio de nada... frio
partiste com o teu lado coral
deixando uma réstia do teu canto
guardarei na memória o teu encanto

por certo irei atrás de ti
preciso de conhecer qual o meu lado
para também ele me ser encantado
por certo irei atrás de ti
o espaço que ocupavas não o quero
e o voo que já levas recupero


um abraço
luísa

ASPÁSIA disse...

OH GAS

FICO COMOVIDA COM ESTA LINDA E TERNA HOMENAGEM AO TEU QUERIDO AMIGUINHO, CUJA VOZ MELODIOSA DECERTO ECOARÁ SEMPRE NO TEU CORAÇÃO!
NÃO SABES AS LÁGRIMAS QUE DERRAMEI PELOS 13 ANOS QUANDO O MEU CANÁRIO "CABECINHAS", OFERECIDO POR MEU AVÕ MATERNO QUANDO EU TINHA 7 ANOS, VOOU DE VELHINHO DEPOIS DE ESTAR 6 OU 7 ANOS CONNOSCO. NUNCA MAIS TIVE OUTRO BICHO. ALÉM DE NÃO PODER, POR MOTIVOS DE SAÚDE, SOFRE-SE TANTO QUANDO PARTEM...

DECERTO O ZECA VOA ENTRA AS NUVENS E CONTINUA A CANTAR PARA TI LÁ DO ALTO PARA EMBALAR A TUA ÁRVORE...

BEIJINHOS GRANDES, AMIGA!

f@ disse...

Espaço VAZIO imenso que fica sempre quando ficamos na ausência ... uma ausência infinita como esta... ficam as lembranças boas para fazer as saudades... linda forma de dizer e imagem mto bem escolhida...
beijinhos das nuvens

Gasolina disse...

Grande Klatuu,

Novo look?
Não estou a ver...

Obrigado pelas tuas palavras.

Um beijo para ti

Gasolina disse...

Xico,

OLá!

Vem quando te apetecer, a árvore está sempre cá.

Fica bem

Gasolina disse...

Papagueno,

Fico comovida por partilhares do meu sentir, obrigado.

Que se passa contigo?
Fico preocupada.

Leva um beijo meu.
Outro para o Bairro.

Gasolina disse...

Pin,

Palavras lindas as tuas.
Obrigado.
O Zeca gostaría que eu lhas falasse como tantas vezes lhe fazía.
E de resposta ele oferecía-me um trinado.
Que saudades tenho dele...

Um beijo Luísa

Gasolina disse...

ASPÁSIA,

NEM CONSIGO EXPLICAR MUITO BEM O QUE VAI DENTRO DE MIM... É UM VAZIO ENORME ISSO EU SEI.
O ZECA PARTIU. EM MAIO FOI A CLARISSA, SUA COMPANHEIRA, QUE HAVÍA VOADO.

TENHO PARA MIM QUE ESTÃO JUNTOS. E VOARAM PARA O PÉ DO MEU PAI QUE ME TINHA DADO A CLARISSA.
TUDO JUNTO É UM MAREMOTO DENTRO DE MIM. ESTOU MESMO TRISTE.

E IMAGINO O QUE SENTISTE SIM E AS LÁGRIMAS QUE CHORASTE DECERTO TERÃO SIDO IGUAIS ÁS QUE NÃO CONSIGO VERTER, SÓ POR DENTRO ESCORREM.

UM BEIJO, AINDA BEM QUE ESTÁS AQUI.

Gasolina disse...

F@,

Como sempre és a ternura em palavras.

Obrigado pelas tuas nuvens macias na Árvore, obrigado por saberes.

Um beijo forte.

Vicktor Reis disse...

Querida Gasolina
Nesta permanente troca de afectos vamos criando la�os t�o fortes t�o fortes que sempre imaginamos serem eternos. Depois, vem a realidade das situa�es. E n�s sempre com a ideia de que s�o seres t�o indefesos e nada podermos fazer por eles.
S�o sentires muito profundos por quem foi t�o amigo e confidente.
� interessante como os nossos pais tendo j� partido continuam a ser as nossas reservas do bem querer e da mem�ria. Sinto o mesmo, podes crer.
Mil beijinhos minha querida.

Gasolina disse...

Victor,

Eu sei bem como me entendes e me vês para além destas linhas.
Ou não fosses tu um homem sábio.
Mas muito principalmente um GRANDE HOMEM cheio de gentileza e sentimento. Que sabe quão falta nos faz os nossos amiguinhos.

Um beijo grande para ti Querido Victor

Laura Ferreira disse...

incrível... a minha mãe tem um canário que se chama Zeca.
é amarelo, e segundo a minha mãe e o meu pai, criadores conhecedores de canários durante anos a fio, não é um canário normal...
pousa na mão da minha mãe e "fala com ela". eu já vi.
se não tivesse visto não acreditava.
que voe alto, sim e que te acompanhe sempre cima, num voo calmo e planante.
um beijo especial.

Gasolina disse...

Laura,

Fico bem de saber que outros Zecas dão felicidade e recebem amor.

Ele voa alto sim, e quero pensar que agora finalmente em liberdade o seu canto ainda é mais belo.

Um beijo e um abraço apertado.