Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A mulher dos gatos



Não consigo recordar a minha infância sem me lembrar dela.
Creio mesmo que desde sempre e talvez muito antes de eu ter nascido, ela já morava naquele bairro, naquela casa de aspecto sinistro que servía de incentivo para as crianças comerem a sopa rapidamente.
A mulher dos gatos - como toda a gente a chamava - era intemporalmente velha.
Sempre a conheci de cabelos brancos a esvoaçarem fugidios de um chapéu de palha carcomido na aba, vestes negras como panos de teatro em decadência e uns socos de madeira gasta pelos passos. O mistério estava no anel que usava, faíscante no indicador direito, engelhado de anos que para mim eram mais de cem.
O grupo do bairro, do qual eu era um dos membros fundadores, tinha inventado uma história sobre aquele anel de pedra vermelha, que diga-se, atravessou os tempos até aos meus filhos e muito provavelmente irá perdurar até ao deles. Segredávamos que a mulher dos gatos era a mulher de um pirata famoso que ao longo das suas investidas em ricos barcos espanhóis muito ouro e pedras preciosas havía recolhido, sendo que aquela jóia era única e decerto, tinha poderes especiais.
Mas à noite, quando o sono não me quería, perguntava-me porque razão a mulher dos gatos não usava os poderes do anel para ter uma casa melhor ou comprar um chapéu novo ou até mesmo, comprar uns gatos sem defeito nem olho vazado, orelhas roídas e peladas no dorso.
É que a mulher dos gatos era a mãe de todos os gatos do mundo.
Falava com eles coisa que nunca ninguém entendeu, mas os bichos - acho - liam-lhe até a alma; ou então eram os poderes fantásticos do rubi daquele anel que os enfeitiçava e fazíam segui-la como um rebanho para dentro de casa.
De quando em vez, o bando do bairro acocorava-se, entre risos abafados e encontrões, junto ao muro da casa dela e munidos de seixos e gravetos mirávamos a pontaria aos felinos esparramados pelo jardim. Nunca entendi até hoje como a mulher dos gatos adivinhava que nós ali estávamos: surgía como uma estaca negra à soleira da sua porta, apenas o indicador guarnecido da jóia rara a apontar-nos a falta que ficara por cometer e claro, que dispersávamos de imediato, cada um mais assustado que o outro, uma e outra derrapagem na fuga, um joelho chorando um fio de sangue que rapidamente limpávamos à palma da mão e depois lambíamos, (convencidos nós) para que não nos faltasse a força.
E sempre foi assim.
Eu cresci e o resto da malta também. Só a mulher dos gatos parecía ter diminuído de tamanho. E mirrou tanto, tanto, que um dia desapareceu. E com ela os seus protegidos de quatro patas.
Rondámos a casa, cautelosos, no temor de ver aquele dedo enfeitado a espetar-se nos nossos narizes e accionando os poderes mágicos, transformar-nos a todos também em gatos.
Parecía mesmo que aquela mulher velha havía regressado para junto do seu pirata, pois passou um par de dias sem a vermos nem ouvirmos o adocicado dos miados.
Organizámo-nos e com uma estratégia infalível tomámos a casa decadente.
E foi uma surpresa quando nos deparámos com um interior ricamente mobilado, quadros enormes, um lustre gigantesco igualzinho ao de um filme de capa e espada, fofos tapetes que abafavam (felizmente) os nossos passos arrastados pela comoção e ansiedade da descoberta. Não havía um único pêlo de gato a manchar aquela limpeza; aliás, não havía gato algum, nem mulher dos gatos.
Estávamos desconcertados.
Pela escadaria tomámos o andar de cima, vasculhando cada canto e já muito afoitos e descuidados, escancarámos as portadas altas de um quarto.
Nunca me esquecerei daquela imagem, de ouvir o meu coração troar como um tambor dilatando as veias do pescoço.
A mulher dos gatos estava deitada numa cama que parecía ter sido feita de lavado com ela lá deitada. Estava imóvel e de olhos abertos.
Desatámos a correr como nunca o havíamos feito, aos gritos estridentes, cegos a achar a saída.
E de repente senti que me chamavam lá de cima. E não tive medo. E quem me chamava sabía o meu nome... Estaquei. Voltei a subir e a aproximar-me da entrada daquele quarto.
Cheguei-me à cama e em bicos dos pés espreitei para a face da mulher dos gatos. Os olhos abertos, serenos, apontavam para o tecto. Olhei no mesmo sentido do dela mas nada vi. Só vi o anel no indicador direito a brilhar como labaredas.
Os gatos, acomodados na cama junto ao corpo da sua protectora aquecíam-na e um e outro prestava-lhe honrarías com uma áspera lambidela no rosto ou nas costas das mãos. Não sabía o que se estava a passar mas tinha a certeza que a mulher dos gatos não dormía.
Eu só sabía que não tinha medo, que de alguma forma os gatos e o anel de pedra preciosa me protegíam.
Um felino gordo de pelagem tartaruga veio enroscar a sua cauda felpuda à volta dos meus tornozelos esmazelados. Achei que era um sinal para deixar a mulher dos gatos entregue à intimidade da sua familia, dos que a amavam.
Ainda hoje me pergunto porque razão, antes de a deixar e chamar os meus pais, avisando que ela morrera, lhe retirei o anel dos poderes.
Não fiquei com ele.
Enterrei-o no jardim junto à árvore onde ela se costumava sentar a ler e a vigiar-me. A mim e ao resto do grupo.
O gato tartaruga seguiu-me nas minhas manobras e depois de com os dois pés eu ter calcado fundo o tesouro da mulher dos gatos, ele acomodou-se naquela terra, as patas dianteiras dobradas por baixo do peito, a barriga gorda babando o pêlo farto cobrindo o nosso segredo.

(in Verdadeiras Histórias, C.G., 13/07/2006)

16 comentários:

Phantom of the Opera disse...

Encanto
Poderoso
Mistério


Beijo

Vicktor Reis disse...

Querida Gasolina
São sempre mágicas as histórias dessas mulheres de vida misteriosa, sem idade, sem local de origem e que fazem parte do nosso imaginário. Estou a lembrar-me daquela velha andrajosa que está no centro da Lenda da Caparica.
A descrição que fazes em "Verdadeiras Histórias" é, sem dúvida, de uma grande riqueza.
Quanto à envolvente dos gatos... nem sei o que te dizer, eu que tenho 4 em casa e mais do dobro na rua! São, na realidade, seres de uma tanhanha sensibilidade que mais parecenm seres mágicos.
Adorei a tua história que me fez correr uma lágrima teimosa...
Muitos beijinhos.

Serenidade disse...

E é tão bom recordar e contar...

Serenos sorrisos

impulsos disse...

Belíssimo conto este, que me deliciou ao ponto de quase me sentir como um daqueles elementos do grupo.
E como gosto de gatos... mais me encantou ainda!

Beijo

poetaeusou . . . disse...

*
regredi,
ao meu vádio, meu gato,
e da minha tia, anti-gatos,
,
xi
*

Gasolina disse...

Lu@r,

Três palavras chave que abrem a imaginação.

Um beijo grande para ti.

Gasolina disse...

Victor,

Os meus três gatos, que me acompanham em tantas noites de insónia, esparramados em textos riscados, sempre me deram muita tranquilidade. O cão Gaspar não aguenta "directas"...
Não me fazem só companhia, ensinam-me a ver outras coisas: dar sem precisar de na troca, entregar.

Um beijo Querido Victor

Gasolina disse...

Serenidade,

Bem Vinda.

Muito bom, mesmo.

Um sorriso igual para ti.

Gasolina disse...

Impulsos,

Obrigado.
Já somos duas a gostar.

Um beijo para ti.

Gasolina disse...

PoetaEuSou,

Ainda bem!
Se as minhas histórias te despertam lembranças, fico feliz!

BEI/de MARÉ

xtr3m disse...

Mais um maravilhoso momento de prosa no teu mais-que-perfeito blog..
os meus parabéns =)

ASPÁSIA disse...

GOSTEI IMENSO DESTA VELHA DAMA E DOS SEUS FIÉIS E FOFOS AMIGOS!

UMA HISTÓRIA IMBUÍDA DE TERNURA E MAGIA!

ADORO BICHANOS MAS NÃO POSSO TER... E ACHO QUE FICARIA DE RASTOS SE ME MORRESSE UM ANIMAL QUERIDO...

COM QUE ENTÃO NOITES DE INSÓNIA... ISSO É DOS VÁRIOS CAFÉS QUE A MENINA TOMA DE DIA AO Q PERCEBI! FAXAVOR DE TOMAR UNS CHAZINHOS DE CAMOMILA (OU MELHOR- CALMOMILA!) DE X EM QDO...

BEIJOCA CALMANTE!

Gasolina disse...

XTR,

Muuuuuito imperfeito!

Obrigado pelo carinho.
Kiss you Little Red Fox

Gasolina disse...

ASPÁSIA,

NÃO SEI VIVER E SENTIR-ME-ÍA INCOMPLETA SE NÃO TIVESSE ESTE AMIGOS DE 4 PATAS COMIGO. TANTO QUE ME TÊM ENSINADO.

CAFÉ? POIS É... TENHO MESMO DE TOMAR POR CAUSA DA BAIXA TENSÃO ARTERIAL. MAS NADA QUE VER COM A D. INSÓNIA.


BEIJINHOS!
(TOCADA PELO CUIDADO...)

:~D

AC disse...

Quando te endeusas desta forma, desnecessario me é comentar, e ainda bem, porque não o saberia fazer.

Por isso, limito-me a balelar...
No Algarve a tasca do meu avô era a tasca dos gatos.
Em Lx era bastante amigo da mulher dos cães, e nas traseiras eu e a minha mãe eramos a familia dos gatos.

Divina és!

Gasolina disse...

Dias,

Amigo dos cães, homem dos gatos.
El Señor Dias.

Sem divina... senão como te beijo?