Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Setembro

Mês nove.

De repente. Assim, num estalar de dedos. Tão intempestivo.

Abriu os braços e atirou o que lhe antecedeu contra a parede, sem piedade e surdo aos rumores que ainda se sentem do mar.

Chegou e instalou-se. Fez-se imponente: O ano que inicia ao nono, que manda nas uvas, nos figos, nos frios matutinos e também nas tardes cansadas, na obrigação, no tempo, Ah! tempo! É tempo de mostrar, provar, prova-me Setembro que te temo nos dias que mirram e eu saudosa (de quê, de quê?) ensaio poemas no agasalho que puxo aos ombros, já é Setembro?!

...

Ficou sério num repente. Ou fiquei eu. Baixo-me pelos castanhos que me sobem à boca, folhas tesas e encarquilhadas de um Verão. Houve Verão este ano? Já não me lembro, parece que tenho de deitar as pernas à vida e correr, correr, correr...



(in Calendário 2008, C.G.)

24 comentários:

CNS disse...

O mês da luz que se torna obliqua. Que se espraia no vermelho das vinhas. Na languidez do ano que se enrosca no vento que se vai tornando frio...

Um beijo

Laura Ferreira disse...

Mês nove, mês dos 40 anos, a 25...

Um beijo grande,

Laura

papagueno disse...

Setembro, um mês lindo, mas triste, pois marca sempre o fim do Verão.
Beijos

Eternos Sentidos disse...

Setembro, o mês do inicio do inicio da nostalgia... vem aí a época das chuvas.

Abraço

O QUATORZE disse...

Boa Noite
A vida é dificil, Ah, aaH

marisa disse...

um beijo por um momento de beleza.
marisa, cansada neste setembro

O Lápis disse...

Tempo de nos vindimarmos.


Maduras de sol.


E ainda bem que Setembro chegou, o mar devolvido à areia, a praia devolvida à paz...

Assim, tudo o reso, fosse.


Gostei de conhecer esta árvore! :)

ASPÁSIA disse...

AMIGA GAS!

NÃO PODIA FALTAR À TUA ÁRVORE A "FOLHA DE CALENDÁRIO" MENSAL!

NO INÍCIO DE CADA MÊS AQUI FRUTIFICA, OU FLORESCE, SE VESTE OU SE DESPE A ÁRVORE... MAS SEMPRE DE MODO A ENCANTAR OS CAMINHANTES.

E ASSIM É, JÁ É SETEMBRO, O VERÃO, POR MEU MAL NÃO É ESTAÇÃO QUE ME TRAGA ALEGRIAS E ESTE FOI MESMO PARA ESQUECER...

ENFIM, TEMOS DE IR CONTINUANDO NESTE CARREIRO QUE É A VIDA, AO SABOR DE VENTOS, SÓIS, CHUVAS OU NEVES, QUE OUTRO CAMINHO NÃO TEMOS!

BEIJINHO AINDA TÉPIDO

Gasolina disse...

CNS,

Eu gosto de Setembro, sabes?!
De tudo o que dizes. De toda esta nostalgia. Da decadência lenta e honrada da natureza.

Um beijo C

Gasolina disse...

Laura,

Sorrio. Muito.
Setembro veste-te tão bem!

Um beijo Laura

Gasolina disse...

Papagueno,

Queres saber uma coisa?
Eu gosto muito do Verão, mas... já tou mêmo fartinha.
Venham todas as coisas a que se tem direito no belo Outono!

E vai beijo para ti, que estes nunca são de mais.

Gasolina disse...

ES,

Exactamente.
E a luz que se torna mágica?
E a hora do lobo já com algum frio a assobiar segredos?
E a chuva na cara, no cabelo, a colar a roupa?

tanta coisa...

Abraço em ti.

Gasolina disse...

O Quatorze,

Achas?

Hum... tenho mais que gostamos é de a complicar, enrolar, baralhar... e depois sai-nos essa de dificil...

Que graças têm as coisas fáceis?
Ah!AH!

Gasolina disse...

Marisa,

A rentrée não sempre é fácil de absorver. E é bem verdade que apesar de toda a beleza que o Outono nos traz é um tempo de reflexão, de virar para dentro de si.

Mas tu és uma brava mulher e logo, logo sacodes esse cansaço que te apoquenta.

Um beijo por quem és.

Gasolina disse...

Lápis,

Bem vinda.

Palavras bonitas as tuas, vindimarmo-nos...

Para poder voltar a despontar com força.

Obrigado.
Volta se te apetecer.
Aqui os lápis e as canetas são sempre do agrado da Árvore.

Gasolina disse...

ASPÁSIA,

AMIGA JARDINEIRA É SEMPRE BOM CONTAR CONTIGO PARA MUDAR A FOLHA DO CALENDÁRIO.

NA VERDADE, "OS CALENDÁRIOS" COMEÇARAM EM 2004, UMA QUASE BRINCADEIRA. MAS DEPOIS DE ALGUNS MESES PUBLICADOS E DA INSISTÊNCIA PARA OS MANTER ACTUALIZADOS, CONFESSO QUE ME VICIEI...
NESTES, NAS CRÓNICAS DO TEJO, NAS CARTAS AO POETA...

TUDO O QUE DÁ PRAZER NUNCA É DEMAIS, NÃO É?!

E TU CUIDA-TE. É UMA IMPOSIÇÃO DA ÁRVORE. MANTÉM-TE NA SUA SOMBRA, FECHA OS OLHOS E DEIXA-TE ESTAR.
VOU-TE CONTAR UMA HISTÓRIA.

"ERA UMA VEZ..."

UM BEIJO.

Anónimo disse...

Viste o Verão este ano?
Eu não.
Se viste conta-me como foi.

Bj

suruka disse...

Com ele " Setembro "
veio a rotina, a luta e a nostalgia
do tempo das vindimas de antigamente.

Mas veio também, a baixa do teu preço
" gasolina ".
Por quanto tempo???

Lindo este teu texto.

bj

Mateso disse...

Visto-me de Setembro em cada ano. Visto-me da neblina encaracolada na luz do dia ,e nos orvalhos da noite. Visto-me da liquidez do tempo e da convulsão das cores. Visto-me antes do Inverno chegar...
Bj.

BF disse...

Já é mesmo setembro .. e o verão passou .... e o sol da vida, por vezes, passou com ele...
venha o colorido outonal... gosto dele.

beijos

BF

Gasolina disse...

Bernardo,

Vi o Verão de raspão
(não é que rimei?)
O bastante para lhe tomar o gosto do sal e o pico da maresia ao caír do sol sobre o horizonte.


Um beijo Querido Bernardo

Gasolina disse...

Suruka,

EU, nunca baixo o preço antes o subo, cada vez mais alto, só assim me inflamo e me ultrapasso.

Quanto ao vil liquido meu homónimo, se baixar voltará a subir; são os interesses dos homens.

Obrigado pelas tuas palavras.

Fica bem

Gasolina disse...

Mateso,

Promete que desenvolves um texto a partir das palavras que acabaste de aqui deixar.

Esta janela é egoista e mesquinha para acolher tamanho rasgo de literatura.

Um beijo
Profundamente sentida.

Gasolina disse...

Papoila,

O sol da vida nasce por dentro, nunca se põe.
E tu sendo Girassol sabe-lo tão bem ou melhor que a Árvore.

Setembro é lindo, o Outono é mágico.

Um beijo de saudades Papoila dos Girassóis