Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Os meus segredos (seis)



Ao som de um fado coimbrão embalo-me em memórias infantis de uma queima de fitas embebida em cheiro de vinho, negro de capas esfarrapadas, florões de papel-crepe oferecidos a uma menina sardenta.


Dedos minúsculos abrem gaiolas rechedas não de pássaros, mas de rãs e caracóis e também bonecas e uma imagem da Rainha Santa Isabel desfiando rosas de um regaço de gesso pintado a azul e ouro, entre desfiles de um pato branco de bico muito laranja atado por um cordel da minha imaginação.


E agora que vejo o meu passado a morrer aos poucos numa cama de hospital, sem dignidade e altura penso se tudo não terá sido apenas mais uma história das minhas, um devaneio, um delirio de tanta saudade.


(in Os meus Segredos, C.G., 30/11/2005)

18 comentários:

ASPÁSIA disse...

FICO PENSATIVA, GAS!

AS MEMÓRIAS COIMBRÃS, AS TUAS MEMÓRIAS DAS MARGENS DO MONDEGO, O TEU PRIMEIRO RIO-AMOR... PENSEI QUE IAS TERMINAR EM ALEGRIA POR ESSAS REOCRDAÇÓES TE INVADIREM, MAS A CAMA DE HOSPITAL, ASSIM PERTURBADORA, PREOCUPOU-ME... EMBORA EM 2005... ESPERO QUE HOJE EM DIA NÃO ESCREVESSES ESSA PARTE!

ABRAÇO APERTADINHO!

Phantom of the Opera disse...

Eu morro lentamente cada vez que entro aqui, ainda vais ser acusada de homicídio involuntário. :)

Quem manda a ti teres o dom da palavra.

Beijo para acordares

Alecrim disse...

Não foi. Não foi um delírio.
Um beijo carinhoso, Gas.

Vicktor Reis disse...

Querida Gasolina
Teu baú de memórias é de uma riqueza imensa no que a afectos diz respeito. És uma bonita mulher. Estou grato por ter a tua amizade. O nosso passado permanecerá sempre na nossa memória embora as nossas referências se vão perdendo. Mas temos que corajosamente enfrentar o tempo que passa.
Beijinhos.

Eme disse...

A mesma imagem guardo dos cinco anos na Cidade das tradições. Coimbra... Os abraços no Penedo da Saudade. A pasta com as fitas e o fato no armário envelhecendo com as memórias. Muito bom lembrar.

*

£ou¢o Ðe £Î§ßoa disse...

Gosto desse olhar, lá longe, perdido na saudade.

papagueno disse...

O que dizes aqui é o que mais me assusta na velhice, viver sem dignidade.
beijos

SONY disse...

Bem...eu que "falo" tanto hoje fiquei muda ao ler mais este belo texto mais um pouco de ti!

gostei imenso da primeira e segunda parte até o li também a ouvir um fado coimbraão:"Coimbra menina e moça"

consegui fechar os olhos e lembrar-me do que lia e ouvindo o fado e vi as tua sardas, iguais às minhas:-)
vi a capa negra, imaginei as flores de papel crepe enormes de muitas cores, senti os dedinhos a tocar em caracois, e até te imaginei a cantar a canção para o caracol por os corninhos ao sol:-)
Vi a imagem da Rainha Santa Isabel e relembrei que quando passava por ela olhava-a e pedia à minha mãe que me contasse vezes sem fim a história das rosas escondidas.
Fechei novamente os olhos e vi o pato enorme branco de bico laranja.

Chego aqui e páro!

vejo a data 2005!!
Sorrio!

Não morreste!!!
ESTAS VIVAA!!!
Hoje em 2007 aquilo não passou do passado!

A cama passou...
Quanto ao resto, foi uma saudade linda!!!

COM DIGNIDADE SEMPRE!!!


Beijos :-)

P.S- u não tinha rãs, tinha um grilo numa gaiola e apanhava pirilampos na esperança de os por dentro de um frasquinho de plástico e iluminar-me a alma!

nessa altura das sardas, também brincava com bolas de sabão e tentava sem parar enfiar um papel com uma mensagem para o Jesus dentro da bola de sabão:-)

Nunca a consegui enviar na bola de sabão, mas talvez por tentar perdidamente tantas e tantas vezes e no meio de tanta ingenuidade o Jesus fez o que eu pedia no papel!
MANTÉM-ME VIVA!!!

Um beijo enorme com muita dignidade de mim para ti!
Sony

Fizeste-me voar durante todo o teu segredo!
Até mesmo recuar até à cama de hospital em 2005...

Gasolina disse...

ASPÁSIA,

HOJE EM DIA NÃO A ESCREVERÍA PORQUE A HISTÓRIA ACABOU EM 2005 COM A MORTE DE MEU PAI A 6 DE DEZEMBRO. ELE É O MEU PASSADO MAS TAMBÉM A MINHA HERANÇA.

ACEITO ESSSE ABRAÇO APERTADINHO, ABRAÇANDO-TE A TI TB. FORTE.

Gasolina disse...

lU@R,

Não morras.
Que será de mim sem o luar?

Beijinhos

Gasolina disse...

Alecrim,

Obrigado por saberes, por sentires.

Um beijo, Lindo Alecrim.

Gasolina disse...

Victor,

Meu querido, como tens razão.
Mas como continua a doer.

Um beijo de carinho para ti.

Gasolina disse...

M.,

Coimbra é magia.
Fiquei feliz por te saber agarrada em pedaços de lá.
E as memórias não envelhecem, amadurecem.

Gasolina disse...

Louco de Lis,

Lá longe e tão perto.
Tão palpável e tão irreal.

Gasolina disse...

Papagueno,

O meu pai não deu tempo à velhice.
Sorveu a vida. Toda, de uma só vez. Quando se esgotou foi-se, já nada restava.

Um beijo para ti

Gasolina disse...

Sony,

Está tudo dito. O que se pode dizer. O que não foi dito é meu, privado e dorido.

Um beijo, Formiguinha

papagueno disse...

Não imaginei que o post se referia ao teu pai. Espero que tenha sido uma vida bem sorvida. Um beijinho grande para ti também.

SONY disse...

Também o meu está entre estrelas e a tomar conta de mim, como tomava conta da menina de sardas!

Dizes ali algo muito verdadeiro e que também eu o sinto.
Além de já ter perdido ele é a minha grande herança!
Não me deixou bens materiais, a não ser uma estatueta de Charles Chaplin (Alguém que ele adorava e por sinal eu também)
Mas deixou-me ALMA E CORAÇÃO, DEIXOU-ME A CAPACIDADE DE AMAR E DE ENTREGA,E A SUA FORÇA PARA LUTAR!
A sua herança foi ENORME!
Por isso acredito e sinto que a tua também o seja, mas só para quem a "Vê"!

Gosto muito de ti Gas.
Um dia ainda te vou dar um abraço real!
:-)
Sony