Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Fabular(es)



- Estamos a ficar velhotes...

- Mas rijos!

- Velhos...

- Rijos! E sábios. Sabichões, já não vamos em conversas, em histórias da carochinha em que tudo acaba bem!

- Velhinhos...

- Requintados! Raffiné mon cher! Com a nossa idade fica sempre bem uma ilustração estrangeirada!

- Vintage, então...

- Vitoriosos! Não chegámos aqui?! E tanto que aprendemos! Sabemos como evitar o frio e aproveitar o sol a espelhar-se na água, reflexo que nos ilumina. Como um bom projector a apontar à figura principal de uma peça de teatro. Não te sentes assim?

- Acho que o fosso me chama...

- Ora! Até na queda há que ter elegância! E depois este atractivo da experiência, o saber estar, saír, retirarmo-nos enquanto a capa que nos cobre ainda brilha no negro do cetim e sem bainhas remendadas! Percebes o que te digo?

- Um leve cheiro a naftalina...

- Um forte odor a lembrança!

- Lembrar, só resta lembrar, velhotes...

- Viver! Reviver! Agora na dose certa do saber evitar, dar o passo atrás antes do abismo surgir aos olhos, dizer Não! Não quero! Eu sei escolher!

- E que escolhas farías, meu Velho?

- Ser novo outra vez...





(silêncio)





(suspiro)



(outro suspiro)



- Sabes?

- Sei.

- Então chega-te mais a mim. Está frio.

25 comentários:

Mateso disse...

A idade éuma dádica prciosa que abre mais os olhos,escancara o coração, enche a alma e frutifica o pensamento. Em suma a idade é amais saborosa, madura e sumarenta fruta do pomar da vida.
Beijos.

Calimera disse...

Velhos são os trapos :)
Velhinhos já é mais docinho:)
pois... esta é uma realidade
Eu talvez não escolheria ser nova outra vez, mas ficar como estou para poder viver, reviver, voltar a viver e reviver.
Mas quero estar muito atenta para quando esse abismo surgir eu ter a força de dizer ....só mais um bocadinho.....

Beijinho

Calimera disse...

Mais uma coisa,:) gostei mesmo muito deste texto.

Vicktor Reis disse...

Querida Gasolina
Num abraço de aconchego se ganham muitos anos de vida.
Beijinho.

ASPÁSIA disse...

UMA MINI PEÇA DE TEATRO, VERDADEIRA, TERNURENTA, FILOSÓFICA!

VELHOS SÃO OS TRAPOS E NÃO ESTES DOIS AMIGOS DE LONGA DATA... QUEM FALA ASSIM NÃO É GATO! (MAS TAMBÉM PODIA SER >;o)

VOU CHEGAR.ME TAMBÉM A TI QUE ESTA PRIMAVERA ESTÁ DE GELO...

E OLHA.. DEIXEI UMA SURPRESITA LÁ NO JARDIM, DEDICADA AO TEU "RESTABELECIMENTO"!

BEIJOCA MADURA :)

CNS disse...

É uma dimensão com uns eixos estranho, o tempo. A memória viaja por essa mesma dimensão, muitas vezes para preencher o vazio da solidão.

um beijo

Anónimo disse...

Muito interessante!
Bom fim-de-semana!
Bjs

Eme disse...

Só se consegue mesmo saborear e sentir isto, que é de uma ternura imensa. E basta.


Beijo

papagueno disse...

Eu acho que faria a mesma escolha.
Bjs

Gasolina disse...

Mateso,

Tens razão.
Pena que não o seja para todos e muitos olhem os nossos "mais velhos" como fruta estragada.

Um beijo grande

Gasolina disse...

Calimera
(2em1)

Olá!
Gosto de te ver cá de novo.

Também eu espero que esse dia surja lucido, que me faça sentir que ainda tenho tanto para fazer e que lá longe a porta se bara docemente. E sem frio.

Obrigado Calimera.
Beijo para ti desaparecida.

Gasolina disse...

Victor

(sorrio)

Eu sei.
Por isso quero muitos desses abraços para ter vida comprida.

De mim um para ti.
E mais um beijo.

Gasolina disse...

ASPÁSIA,

TU ÉS UMA JARDINEIRA DE SENTIRES, DE ABRAÇOS, DE POEMAS, DE ESTARES.

CHEGO-ME A TI, PASSA-ME O FRIO.

OBRIGADO.
OBRIGADO.

UM BEIJO, SINCERO.

Gasolina disse...

CNS,

Sem dúvida.
Tal como a escrita preenche os espaços deste mundo e o do artista.

Um beijo

Gasolina disse...

Bernardo,

Muito Obrigado!

Beijos para ti!

Fim de Semana Super!

Gasolina disse...

M.,

Sinto ternura nas tuas palavras.
Obrigado.

Um beijo

Gasolina disse...

Papagueno,

Eu não sei...
E também não quero saber, quando lá chegar logo decido.

:~D

Beijos para ti, outro para o Bairro.

marisa disse...

delícia de diálogo (para mim és mestra em diálogos, também)!
eu sei que agora não queria voltar a ser nova, muito nova. não sei o que vou pensar se chegar aos 70, 80, mas sei que gostaria de lá chegar para depois pensar nisso e decidir, assim como tu:)
bj
marisa

Gasolina disse...

Marisa,

Então chega-te para cá.
Decidiremos quando for o dia.

Beijo

Laura Ferreira disse...

gosto de velhos, muito. têm nos olhos os anos e as experiências, nas rugas das mãos os tecidos e as cores de uma vida...

tchi disse...

Só se é velho diante do novo...

Beijinhos.

Gasolina disse...

Laura,

Plenamente de acordo contigo.
Só não o conseguiria dizer como tu o fizeste.

Muito Obrigado.
Uma vénia para ti.

Gasolina disse...

Tchi,

Verdades incontornáveis.
Que de tão evidentes esquecemo-las.

Abraço em ti, saudades

Abssinto disse...

Adorei este texto vintage.

Gasolina disse...

Abssinto,

Obrigado.
Eu tb gosto de vintages.

Beijo, A