Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Crónicas do Tejo (XII)



Entre margens não há fim. Troco hoje as águas pela dureza do asfalto, os olhos azuis do marinheiro que me alcança a mão pelos suspiros profundos do companheiro de viagem que se senta a meu lado.


Olho lá para baixo, o rio acinzenta-se pela minha traição e engole a faixa de sol que nasce no horizonte encarniçado atirando-me para a monotonia de uma estrada a direito sem sobressalto nem diversão.


Arrependo-me, desejo estar sobre ele deitada no marulhar embalado que desperta o meu dia, encaixar-me nas águas como um amante dedicado na vontade de fazer-me atingir o outro lado, que aqui escrevo sobre os joelhos e sei o que encontro no fim da linha.


Nem uma única gaivota a dar-me os bons dias, só o sossego empacotado do homem sentado a meu lado a tentar decifrar os meus garatujos.


Apetece-me perguntar-lhe se ele viu o meu amor, se sabe quem é o Tejo.


(in Crónicas do Tejo, C.G. 21/02/2008)

8 comentários:

marisa disse...

Lindíssima esta prosa poética! Gosto da personificação.
O Tejo sentiu também a tua falta, de certeza.

Bom fim de semana, por aí, perto do Tejo, o meu é por aqui, perto do Reno.

bj

marisa

Eme disse...

Apetece-me perguntar-lhe se sabe a imponência das águas sempre que desagua no mar.


Bisous

Gasolina disse...

Marisa,

Sonho que sim, encanto-me em mil histórias que assim me tenha sentido.

Obrigado.
A esta altura desejo-te uma semana calma e com sol.

Um beijo, Pézinhos de Lã

Gasolina disse...

M.,

Acho que ele sabe.

Mas este Tejo é mesmo assim: só se revela a quem merece. Outros nem dão conta dele.

Beijo(s)

Abssinto disse...

Deliciosa crónica em jeito de poema, ou vice versa.

ASPÁSIA disse...

DEPOIS DESSA PEQUENA TRAIÇÃO... QUEM SABE O REENCONTRO NÃO FOI MAIS APRECIADO?

BEIJO DA MARGEM DIREITA

Gasolina disse...

Abssinto,

Obrigado.
Mas a culpa é do rio.

Beijo para ti

Gasolina disse...

ASPÁSIA,

RETORNAR AO TEJO É COMO FAZÊ-LO COMO DEBUTANTE, ISSO GARANTO EU.
SEMPRE NOVO, SEMPRE SURPREENDENTE.

MAS FOI IGUALMENTE BOM VÊ-LO SOB OUTRO ÂNGULO. GOSTO DE MUDAR AS PERSPECTIVAS, EVITO A ROTINA.

BEIJO DA MARGEM ESQUERDA PARA A JARDINEIRA DA PENHA