Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Compreender


Há gente que tem muitos livros, cita passagens de livros, transcreve trechos de livros mas se lhes pedirem por palavras suas uma explicação sobre, a coisa fica dificil e embaraçada.
Alguns ouviram falar de um autor X ou Y, até se deram ao incómodo de libertar uns dinheiros e no sôfrego da apropriação da obra acham-se plenos na leitura da badana. Et voilá! Aptos para todo o serviço.
Depois, existem os decoradores, aqueles que forram a estante ou o móvel da sala paredes-meias com o Hi-Fi e o televisor sintonizado na novela mexicana e combinam lombadas com o estofado do sofá e a ramagem do reposteiro.
Lêem, lêem centenas de páginas, alimentam-se de literatura, não passam sem um livro à cabeceira, mas continuam a dar os mesmos erros ortográficos, brilhantes como pegadas florescentes ( e não fluorescentes, pois florescem na ignorância do verbo reflexivo).
Uma outra categoria são os carregadores, uma vil concorrência das empresas de mudanças. Afinal, transportam o mesmo calhamaço por toda a semana útil. Muito interessante, aconselha-se a leitura profunda, aprendeu-se muito. Mas as páginas continuam incólumes à unha ou ao cuspo tocado no canto.
Só quería compreender. Como se pode tratar tão mal a capacidade que se tem de entender as palavras de outros.

44 comentários:

M. disse...

Pertenço ao grupo dos que têm um espólio considerável de livros em casa e que não dispensa leitura diária. E tudo começou quando aprendi as primeiras letras. Concordo que por isso me sinto na obrigação de escrever sem erros ortográficos de grande importância para além dos que escapam devido à distracção ou descuido próprio de quem é pessoa. Mas quando em certos espaços se verifica um exagero de palavras mal escritas é uma enorme falta de responsabilidade para com a língua da nossa bandeira. Chega a doer, ler palavras cantadas em vão.

Tudo de bom Gas. Um beijo.

Vicktor Reis disse...

Querida Gasolina
Boa questão a que apresentas... e também existem os que à pressa lêem páginas e páginas para depois defenderem uma ideia como sua fosse.
Um beijinho desejando-te um excelente Ano Novo.t

Abssinto disse...

Agora é que tu puseste o dedo na ferida. Os meus pais eram desses que decoravama casa com livros. Felizmente eu abri alguns desses livros, atribuindo-lhes uma outra função.

bj

AC disse...

Pois eu prefiro que se cerquem de livros, que os passeiem... aumenta a probabilidade de um dia serem lidos.

E por favor pára de te preocupares com erros ortográficos porque o que interessa é SEMPRE o conteúdo e não a forma como este é apresentado.

Assim este seu admirador vai começar a rotula-la de elitista.

Beijo

Amilcar Garcia disse...

¡Saludos!“Gás”!: Devo confessar que sou um leitor descuidado e impulsivo. Tenho uma relação de Amor-Odeio com a linguagem e a palavra. Na escritura estou no "quaternário"… Essa foto se parece a meu quarto? ¡Há livros por todas partes!... ¡Até já!

Mateso disse...

Em recuperação, mas ainda com o raciocínio, quiçá, vivo.
Minha querida, tocaste num tema que venho falando e vituperando, desde que as ideias me são claras.
Não consigo compreender as citações brilhantes de uma obra, parafraseadas pontualmente, como se o Cd estivera alí , ao alcance de um pause ou play. De início ,suponha, os leitores dotados de memória fina, depois reparei, porque nestas coisas sou um pouco lentinha, que as mesmas citações se propalavam in extremis aos vários quadrantes do "bom tom" literário, social e cultural do nosso cantinho à beira-mar plantado.Então sorri, mas não de contentamento, mas antes de ironia triste , pela pobre asserção de conhecimentos distribuída assim aos incautos ouvintes ou pior ainda ,espectadores...
Pobre país onde é preciso soprar frases soltas de contextos nem sempre descodificados, na mira de considerações intelectuais.
Sejamos, pois,mais simples... está bem?
Beijinho

ASPÁSIA disse...

UM LIVRO É UM SER VIVO, UM AMIGO QUE FALA, ACONSELHA, ACOMPANHA,TRANSPORTA A OUTRAS PARAGENS QUEM A ELE SE ENTREGA...
O SEU AUTOR ENTRA MUITAS VEZES NA ALMA, E PASSA A SER UM AMIGO QUE ESCREVE PARA NÓS...
A ÚLTIMA COISA PARA QUE UM LIVRO DEVE SERVIR É SER "BIBELOT"...
INFELIZMENTE NO MEU CASO PARTICULAR DEIXEI DE PODER LER LIVROS POR MOTIVOS DE SAÚDE... O FACTO DE A LETRA SER "FIXA", FAZ COM QUE O PC, ONDE POSSO AUMENTAR A LETRA E ATÉ "OUVIR LER" SEJA ACTULAMENTE O MEIO QUE UTILIZO PARA LER SEJA O QUE FOR. TB É VERDADE QUE A O TEMPO QUE PASSO NA BLOGOSFERA NÃO ME DEIXA MUITO MAIS PARA "OUVIR LIVROS", MAS UM DIA Q TENHA MAIS TEMPO, TENHO MILHARES DE LIVROS DIGITALIZADOS QUE POSSO OUVIR COM O LEITOR DE ECRAN.

BOM DOMINGO, GAS!
BEIJOKAS

Ana Luar disse...

Confesso que sorri à leitura da verdade nua e crua do teu FABULÁSTICO texto.

Fica um enorme beijo de admiração.

Vicktor Reis disse...

Querida Gasolina
Nós que temos tamanha paixão pelos livros não entendemos como, por vezes, tão mal tratados são.
Beijinho.

Menina do Rio disse...

Bom te ver por aqui. eu fui no Flor da palavra e não te achei. encontrei-te por acaso num coment em outro blog.

Falastes bem. Há os que leem e os que compram livros...

Beijinhos

poetaeusou . . . disse...

*
gasolina,
muitas das vezes,
é dos teclados,
têm as teclas trocadas,
,
se notares, só minusculas
e sem acentos, sou eu,
comodismo e burro velho, apenas,
,
héhéhé
,
marés de xis
,
*

tchi disse...

Compreendo-te. Quanta razão no teu dizer.

Beijinho.

pentelho real disse...

Compreender?

não tento já compreender, limito-me a aceitar. Quando posso...

Possam os outros aceitar-me...

Laura Ferreira disse...

Vim aqui parar porque alguém me recomendou estas palavras. Alguém de quem eu muito gosto, que está na Alemanha. Gostei do espaço. Voltarei.

Anónimo disse...

Compreendo que muitas pessoas não lêem porque a vida quotidiana não lhes permite.
Outros, os que descreves esses lembram-me os novos ricos, que só compram para mostar.
É uma pena.
Muitas pessoas acham que os livros são chatos, porque quando eram mais novos foram obrigados a ler o que não queriam e é um habito que penso que será muito difícil enraizar no povo português.
Bj

Portugal. The Man disse...

Concordo completamente contigo.
Hoje em dia, muitas pessoas dizem que leram isto ou aquilo sem nunca terem lido nada na realidade.
Fica bem, até porque o hábito de ler é um requísito fundamental para várias profissões hoje em dia.
Eu tenho professoras de Português que nem escrever sabem, não podem exigir muito dos alunos nessas circunstâncias. Até porque o que elas lêem é a revista Maria.

i disse...

Na mosca! Conheço muita gente assim. Adora sacar seu Joyce do bolso, mas diz que "vai estar fazendo" um monte de coisas...

ASPÁSIA disse...

MINHA PREZADA SENHORA

TENHO O GRATO PRAZER DE POR ESTE MEIO A INFORMAR QUE FOI CONTEMPLADA COM UM PRÉMIO DO EUROMI... UPS, PERDÃO!!! DO "BLOG MUITO BOM, SIM SENHORA" LÁ NO MEU JARDIM.
RESPEITOSAMENTE, FAÇO UMA GENUFLEXÃO E BEIJO-LHE O ANEL, OU, NA FALTA DO MESMO, A FALANGE DO DEDO ANELAR.

UMA SUA CREADA,

ASPÁSIA DA CIRCUNSPECÇÃO CAUTELA.

impulsos disse...

Ora aqui está um texto que me encheu as medidas!
Tanta gente que se diz e acha culta, só porque tem livros de capas duras e bonitas de se verem, lá na estante da sala...

Confesso que não tenho muitos livros, mas já li mais neste dois últimos anos, por aqui, neste mundo de palavras virtuais do que se tivesse muitos livros só por ter!

Beijo

Luis disse...

Tenho um prémio para ti, vem recebe-lo.

Joaquim Amândio Santos disse...

o que é o conhecimento?

visão directa do corpo e da atitude?
prolongado caminho nem que condutor à saturação encapotada?

Vivência superficial feita de fait-divers e não de curiosa partilha sem hora nem condicionalismos marcados?

Será assim tão impossível iniciar o conhecimento na distância? julgo que não e defendo tal desiderato.



A MINHA HOMENAGEM AOS LAÇOS CRIADOS ENTRE TODOS OS BLOGGERS!

pin gente disse...

olá
vim do jardim da aspásia... pelos aromas!

quando te li a falar de decoradoras... olha, sou eu! só depois vi que a decoração era outra!

infelizmente não leio muito (já tive mais tempo)... não tenho muitos livros, poucos e bons... gostei de te ler

parabéns pela nomeação
um abraço
luísa

Gasolina disse...

Nxistence,

Felizmente que também possuo um bom número de livros, a maioria recebida em herança de meus pais, a quem devo o vicio da leitura ainda a juntar sílabas...

A minha formação académica permitiu que esse gosto se aprofundasse e encontrasse muitos caminhos de prazer.

Por isso é-me penoso tropeçar em erros básicos, em ver maltratadas linhas que tantos se esforçaram por desenhar para deleite de outros.

Um beijo.

PS.: Tenho saudades de te de ler M

Gasolina disse...

Querido Victor,

Esses de quem falas não se perdem na leitura. Mas sim na pressa de se apoderarem, como tu bem dizes, vilmente das palavras de outrém.

Desejo-te um Ano fantástico.

Um beijo forte para ti.

Gasolina disse...

Abssinto,

Mas dessa forma nada foi perdido!
Tu foste a ferramenta necessária para esses livros voltarem à vida.

Beijo

Gasolina disse...

Dias,

Não posso concordar contigo.

Infelizmente esses "passeantes" combinam o titulo da obra com o que se ouve falar: seja por que é topo de vendas, seja por que deu aso a um filme.

Quanto aos erros desculpa, mas não perdoo mesmo! É que um simples erro ortográfico pode alterar o sentido da mensagem e logo o conteúdo fica alterado.

E esse é um dos charmes da Língua Portuguesa.

Beijo

Gasolina disse...

Hola Amilcar,

Perfecto!
Si la palabra te da ganas de amar ou de pelejar, encantado! Es porque´ la palavra está viva e tu es sensillo a ella!

Bueno... confesso que por aquí a mi casa és lo mismo...

Besos Amilcar!

Gasolina disse...

Mateso,

Aplaudo-te. De pé!

O teu comentário além da apreciação literária é uma critica social.

Um beijo, Querida Azul

Gasolina disse...

ASPÁSIA,

ESSA É A IDÉIA: UM LIVRO ACOMPANHA, ACARINHA, PEGA NA MÃO E LEVA-NOS EM VIAGEM.

PORQUÊ TRATAR MAL O QUE NOS FAZ BEM?

uM BEIJO ENORME, JARDINEIRA POETISA

Gasolina disse...

Ana Luar,

Uma verdade que me dói.

Um beijo grande.
És sempre benvinda.

Gasolina disse...

Querido Victor,

Não entendo e revolta-me.

Um beijinho

Gasolina disse...

Menina do Rio,

Acho um pouco estranho... já por aqui estiveste de outra vez.

Obrigado.
Fica bem

Gasolina disse...

PoetaEuSou,

Eheheh... sempre a troçar.

Mas olha que agora até enfeitaste tudo muito bem de sinais... e podes escrever pequenino que eu vejo bem.

BEI/de MARÉ

Gasolina disse...

Tchivinguiro,

Eu sei que sim e fico feliz de não estar sózinha neste olhar.

Um beijinho

Gasolina disse...

Pentelho REal,

Tu que ainda és "Princezinha" tens todo o tempo para compreender. Aos poucos assimila-se, mesmo sem se notar. E no teu reino decerto o Senhor teu Pai não te deixará faltar os livros.

Aceitar-te? sempre haverão narizes torcidos...

Gasolina disse...

Laura,

Sejas bem vinda a esta Árvore.
Não faço a minima idéia quem na Alemanha me lê e pelos vistos me recomenda. Mas fico feliz por tal. E também porque esse caminho me levou até ti. Onde voltarei.

Gasolina disse...

Bernardo,

Ainda temos um longo caminho a percorrer mas os hábitos estão a mudar.

Se baixassem o preço, então...

Beijinhos, Bernardo

Gasolina disse...

Wiley,

Tu tens sido um dedo na ferida, sempre constante no teu blog, uma consciência viva e atenta para os maleficios da leitura feita de trambolhões.

Felizmente que a classe educativa não é generalizada a esses leitores "marienses"; felizmente que sempre há-de haver a excepção.

Beijinhos

Gasolina disse...

Osrevni,

(O homem das crónicas em corrida! eu explico-te... é sobre a tua máquina fotográfica e o que me ensinaste sobre ela).

Nem mais!
Joyce, então, dá entrada franqueada em muito lado...

Gasolina disse...

ASPÁSIA!

POR QUEM SOIS, SENHORA!
ERGUEI-VOS OU FICAREIS DESCOMPOSTA, QUE O TOUCADO VOS TOMBA SOBRE MEU DEDO ANELAR!

INFELIZMENTE DESNUDO! QUE EU BEM JOGO MAS SÓ OS CÊNTIMOS ME SAEM DO BOLSO!

PRÉMIO? PARA MIM?
QUE É QUE EU FIZ?

AI, VAMOS LÁ VER ISSO...

BEIJOS JARDINEIRA

Gasolina disse...

Impulsos,

O que mais aprecio em ti é a tua forma simples e directa de dizeres as coisas.

Aliada a uma sinceridade que não é hábito por aqui encontrar-se.

Admiro-te. Mesmo.

Um beijo grande

Gasolina disse...

Do tudo o que sei,

Prémio?
Outro?

Eu devo ter feito mesmo alguma coisa...

Tu tens um prémio para me dares? É mesmo para a Árvore das Palavras?

Obrigado.
Vou ao teu blog ver o que é... confesso a minha curiosidade.

E o meu agradecimento, claro está, por lembrares este pedaço de letras. Muito Obrigado!

Gasolina disse...

Joaquim Amândio Santos,

A tua declaração é solene, tem o timbre do imperativo e revela-se um quase desejo.

Mas subscrevo o teu último parágrafo.
Boa homenagem!

Gasolina disse...

Pin,

Já tive o grato prazer de te ler, quase à capela, com a Jardineira ASPÁSIA.

Imparáveis!

Quantidade não é de todo sinónimo de qualidade... e tu sabe-lo.

Obrigado pela visita e pelos aromas que até aqui te trouxeram.

Beijinho, Luísa.