Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O Dia da Árvore


Hoje faço anos.
Já faço muitos, são dez.
Apesar de me tratarem como um bébé, já sei tomar banho sózinha e escolher a minha roupa, falo inglês, francês e espanhol e sei muito bem o que quero ser quando for mais crescida: Bailarina.
Os meus pais acham mal, que não é vida para uma menina e o ballet não é futuro.
Não consigo entender isto... A minha mãe fez teatro e o meu pai foi tenor... Porque não me percebem?
Quem me dera fazer mais anos! Talvez uns doze ou até mesmo uns quinze! (Não, quinze não, já é ser muita velha).
Hoje faço anos mas a minha mãe obrigou-me a ir à escola.
E faz muito frio, não me apetecía nada saír da minha caminha. Sorte tem o meu irmão que ainda não vai à escola nem tem professora de matemática!
A professora de Ciências Naturais, logo no inicio da aula, disse-nos que hoje iríamos lá para fora, fazer uns buracos nos canteiros e plantar umas árvores pequeninas, que hoje é o dia da árvore. Que esquisito... nunca ouvi falar disto... conheço o dia de Natal, o dia do Pai, o dia da Mãe, o dia de Páscoa e o dia do meu aniversário que é hoje, 10 de Dezembro... (os outros dias também não sei a que dia calham... sei que a minha mãe faz anos no dia de Natal e o meu pai logo a seguir dois dias depois, e há sempre muitas festas seguidas...) O dia da árvore?
Será que há alguma árvore que faz anos no mesmo dia que eu?
A minha colega Maria Luísa disse à stora que eu faço anos e toda a turma me cantou os parabéns a você! Eu senti muito calor nas bochechas e fiquei envergonhada, mas também gostei muito! A professora até disse que este ano eu casava os anos, pois fazía 10 no dia 10... fiquei muito contente embora não tenha percebido muito bem.
Agora estamos cá fora, ao vento e à chuva miudinha que está a molhar-nos todos.
Só a stora é que tem uma pá, nós temos de escavar com as mãos e já tenho as unhas todas pretas e os joelhos estão com muita terra e algumas minhocas vieram espreitar. Que nojo!
Temos de enfiar estes pinheirinhos pequeninos e verdinhos no meio do buraco que fizémos, tapar com cuidado junto ao tronco para não abafar as raízes, mas ao mesmo tempo deixá-los seguros e protegidos para não voarem se vier uma tempestade.
A professora veio fazer-me uma festa na cabeça e disse-me que devía lembrar este dia para todo o sempre, pois que daqui a muitos anos vou encontrar naquilo que é hoje um rebento uma árvore feita, tal como eu, que hoje sou pequenina e daqui a muitos anos já serei uma mulher.
E que quando o fôr deverei escrever sobre este dia.

18 comentários:

AC disse...

Cool

Muitissimos parabéns Gas

(pelo menos) 10 beijos

Dia perfeito miuda

Vicktor Reis disse...

Querida Gasolina.
Quando bem cedo me levantei, assomei à janela da minha casa e senti que o dia estava muito bonito. O sol começava a despontar e os melros do pinheiro do meu quintal cantavam forte e mnelodiosamente.
Que dia bonito este, pensei para comigo...
Beijinhos de mil felicidades minha querida Amiga.

[vou escolher uma flor bonita do meu jardim para, ainda hoje, te oferecer na Oficina]

papagueno disse...

Então muitos parabéns, e a árvore já cresceu?
Beijinhos

Eme disse...

Feliz da árvore (espero) testesmunha do crescer da menina bailarina; Parabéns às duas. Muitos ramos novos, sonhos e folhas. Que a Força as acompanhe sempre.

Beijinhos

AC disse...

Não me recordo... eu já te dei os parabéns? e já te enviei 10 beijos (pelo menos) ? e ja te disse que és uma escritora fora-de-serie? e ja te disse que a tua escrita me faz amar-te? e ja te disse que nesse amar te deixo apenas um beijo virtual, que te preencha tanto quanto o que me (nos) tens enchido a nós, privilegiados que te acompanhamos de janela em janela, abelha das artes em canteiros de merda.

Adoro-te miuda!!

Um aniversario de abraços

Mateso disse...

Pois, os meus parabéns. Pela árvore da vida ,e ainda pelo tronco da palavra.
Simples e todavia muito vivenciado.
Desculpa o atraso , mas de momento, o tempo é muito escasso.
Beijinho e coisas boas, muitas.

poetaeusou . . . disse...

*
entroncados escrevinhares,
*

Gasolina disse...

Dias,

Obrigado!

Aceito, no minimo os 10 beijos.

Gasolina disse...

Victor,

A flor que tão gentilmente me ofereceste estará sempre viçosa porque veio embrulhada em carinho.

Muito obrigado Querido Victor!

Um beijo e um abraço bem apertado.

Gasolina disse...

Papagueno,

Obrigado!

Cresceu sim. Está na companhia de outras, dentro de uma escola.

Beijinhos

Gasolina disse...

M.,

Obrigado pelos votos.
Gostei muito.

Beijinhos tb. para ti.

Gasolina disse...

Dias,

Não me lembro se já o fizeste o suficiente...
POdes repetir?

Beijos mil em ti, Señor

Gasolina disse...

Mateso,

Obrigado pelo teu azul.
Sem tempo atrasado.

Um beijinho

Gasolina disse...

POetaEuSou,

Entroncada vida que desagua em muitas palavras.

BEI/de MARÉ.

ASPÁSIA disse...

TCHIII GASOLYNE!

LOGO ONTEM NÃO PASSEI!

MUITOS PARABÉNS!!!

QUE BOM FOI TERES FEITO CRESCER A FLOR DOS TEUS 10 ANOS DE MENINA POLIFACETADA ATÉ HOJE, ÁRVORE FRONDOSA!

E Q CURIOSO... ONTEM ESTIVE TB. NUM ALMOÇO DE 10º ANIVERSÃRIO DA TERTÚLIA DE XADREZ (E NÃO SÓ...) DAMIÃO DE ODEMIRA, FUNDADA POR MEU PAI.

BEIJINHO ATRASADO MAS ENORME!!! (COM JUROS ;)))

Gasolina disse...

QUERIDA ASPÁSIA!

MUITO OBRIGADO!

:~D

ACEITO OS JUROS!

PEGA LÁ BEIJOS!

SONY disse...

Estou triste Gas!
Não vim aqui neste dia:-(
Agora chego aqui e fizeste aninhos!

Tenho andado em outros Mundos!
Muito mais bonitos do que estes que vivemos no dia a dia!
Tenho anadado numa correria no meio de Superstars!
Umas são mesmo!
outras não!
Outras pensam que o são!
A correria só caba dia 31 de Dezembro...
Um beijo enorme e por falar em Stars e talento!
Pois m beijo atrazado minha Star!
Atrazado mas do fundo do coração!

P-S_ O tempo passa tão rápido, nem dei conta que estive 2 ou 3 dias sem aqui vir!

Beijo Sony

Gasolina disse...

Sony,

Não te quero triste!!!
Era o que mais faltava!

Não estás aqui? Então?! Isso é que é importante.

E abranda... até as formigas precsiam de acalmia nesse vai-vem.

Beijos, Formiguinha.